26/09/2014

3ºB CES - Rãs, príncipes e feiticeiros - Prof. Ana Vinhas

26 comentários:

Professor Bibliotecário disse...

Estamos reunidos no Centro Escolar Sul para iniciar a atividade "Comunidade de Leitores" este ano. Vamos começar com uma amostra de 5 alunos que vão ler o livro "Rãs, Príncipes e Feiticeiro" até ao dia 24 deste mês. Depois, iniciam-se os comentários.

Anónimo disse...

Olá eu sou a Matilde Ribeiro!
Já li este livro e aprendi que no planeta Terra há oito países onde a língua portuguesa é uma língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, Moçambique, Timor e Portugal.
O conto que eu gostei mais foi o de Portugal, O Príncipe Encantado, mas a minha mãe achou muito divertido o de Cabo Verde, O senhor Maio.

Professor Bibliotecário disse...

Sim senhor, Matilde... gostei do teu comentário! Realmente este livro tem contos de vários países lusófonos. Gosto muito das escolhas tuas e da tua mãe. O Príncipe Encantado é um conto que nos ensina o valor da coragem, pois só com ela a irmã mais nova conseguir quebrar o encanto do palácio, reis e rainhas que uma bruxa tinha feito. A escolha da tua mãe também é muito acertada. O conto mostra um casal que queria oferecer um porco, mas que foi enganado por um homem. Uniram-se e apesar de a mulher ser muito trapalhona, conseguiram vencer o mal.

Joel Costa disse...

O livro"Rãs,Príncipes e Feiticeiros", tem oito histórias muito bonitas.
Para mim , a mais interessante foi "Os Amores de Uirapuru o pássaro vermelho" porque fala de uma história de amor.
Como todas as histórias de amor, também esta teve um final feliz!

Guilherme Santos disse...

Eu adorei todos os contos, mas o meu preferido foi o do "Macaco e tubarão", porque fala de um macaco que vivia perto do mar e de um tubarão que frequentava aquele local.
Como o macaco não sabia nadar, o tubarão resolveu ajudá-lo fingindo-se seu amigo.O seu objetivo era devorá-lo, mas esperto como ele era, conseguiu salvar-se. Adorei!

Gonçalo Santos disse...

Eu gostei muito do conto «O Príncipe Encantado» porque três irmãs deram a volta ao mundo. Andaram muito até ficarem com os pés em ferida.
Depois de muito procurarem uma estalajadeira ,disse-lhes que havia uma casa abandonada mas ninguém gostava de lá dormir porque estava assombrada.
Mas, no final, tudo terminou muito bem.

Professor Bibliotecário disse...

É realmente muito bonita, Joel, a história dos amores de Uirapuru. Triste, como todas as histórias de amor, mas verdadeiramente bonita de se ler. Sem dúvida, o amor vence tudo e todos... Mesmo as maldades do feiticeiro.

Professor Bibliotecário disse...

Também gostei desse conto, Guilherme. Ora vê lá se concordas comigo: a lição que eu tirei da leitura deste conto foi que a inteligência é sempre superior ao uso da força. Não achas?

Professor Bibliotecário disse...

Pois é, Gonçalo, gostaste tu, gostei eu e gostou a Matilde que já antes tinha dito isso e eu tinha-lhe respondido, tal como vou dizer a ti, que este conto nos ensina o valor da coragem. Tu conseguias fazer o mesmo que fez a irmã mais nova, Gonçalo? Tinhas a coragem dela?

Gonçalo Santos disse...

Acho que não

Joel Costa disse...

Eu também concordo com o senhor Professor, porque se tivermos coragem ao longo do percurso da nossa vida conseguimos sempre alcançar os nossos objetivos.

Guilherme Santos disse...

Sim,eu também acho isso

Guilherme Santos disse...

Joel estou de acordo contigo

Professor Bibliotecário disse...

Muito bem, Joel! É isso mesmo!... O que tu acabaste de dizer é muito importante. A coragem ganha-se em várias situações da nossa vida. E precisamos muito dela. Não duvides: quanto mais histórias de coragem vemos na vida real, nos filmes, nos livros, mais nos enriquecemos com os exemplos das vidas e dos atos dos outros.

Guilherme Santos disse...

Sabia uma coisa senhor professor, os livros para mim são tesouros

Professor Bibliotecário disse...

Sim, Guilherme... E olha que essa não é uma frase banal! Mais do que dizeres que os livros são tesouros, tens de acreditar agora e ao longo da tua vida nisso mesmo. Os livros encerram histórias e ensinamentos que, na maioria dos casos, funcionam como se conversássemos com os nossos melhores amigos. São eles que nos orientam, que nos dão lições de vida, que nos aconselham e (in)formam para sermos melhores pessoas. Tal como nós precisamos de amigos, também precisamos de livros para toda a nossa vida.

Gonçalo Santos disse...

E para mim também eu acho Gui

Joel Costa disse...

Tem toda a razão, Senhor Professor, porque os livros ajudam-nos a melhorar a nossa sabedoria e a leitura que é muito importante para o nosso dia a dia.
Eu adoro ler!

Guilherme Santos disse...

Já somos dois, eu adoro ler livros e aprender mais vocabolario

Guilherme Santos disse...

E não só Joel há muitas mais coisas

Joel Costa disse...

É verdade Guilherme, com os livros podemos aprender imensas coisas para a nossa vida.

Guilherme Santos disse...

Muitas, muitas mais

Mariana Cruz disse...

Eu gostei muito deste livro, porque fala de oito países que a língua oficial é o português. Eles são: Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné, Moçambique, Portugal e Timor.
O conto tradicional do Brasil é muito giro, porque eu nunca vi um índia e tão bonita, que dê o seu amor para se transformar num pássaro.
O conto popular de Cabo Verde é fixe, porque na verdade o casal ofereceu o porco, mas o casal foi enganado por um homem.
Esta história de São Tomé e Príncipe fala de um homem que ajudou os galos.
No conto tradicional de Portugal, amostra a coragem da irmã mais nova.
Eu gostei de todos os contos, mas os que me fascinam são: O Senhor Maio, o Rapaz e o Crocodilo e o do Macaco e o Tubarão.

Professor Bibliotecário disse...

Muito bem, Marina! Tenho a mesma opinião que tu.
Realmente, são todas histórias muito giras!
Ninguém ainda aqui falou das duas últimas histórias de que falaste.
Por exemplo, gostei também muito da história "O macaco e o tubarão". Como muitas histórias da tradição oral, isto é dos contos, mostra o quê? Mostra que, muitas vezes, a inteligência é superior à força... O que é que salvou o macaco? A sua inteligência... Se não fosse isso, facilmente tinha sido devorado pelo tubarão. Não achas?

Gonçalo Santos disse...

Eu também gostei muito desses contos Mariana

Matilde Ribeiro disse...

Acho que sim, a inteligência é muitas vezes superior à força. No conto de Angola a rã Mainu também demonstra uma grande inteligência e coragem, acreditando sempre que é capaz, mesmo que a missão pareça impossível.
Eu também gostei muito deste conto, nele existe muita imaginação, os animais falam e o Sol e a Lua são casados e têm uma filha. Eu aprendi que este conto é uma fábula porque as personagens são animais.
Eu concordo com o Joel, ler é muito importante, aprende-se sempre mais qualquer coisa e por vezes podemos tirar uma lição para a nossa vida. Ler também estimula a nossa imaginação.
Também gostei muito das ilustrações porque nos fazem imaginar as paisagens de África.

Enviar um comentário