26/09/2014

4ºB CES - Por que somos de cores diferentes? - Prof. Rui Barros

14 comentários:

Professor Bibliotecário disse...

Estivemos reunidos na sala 5 do CES com os alunos que vão participar (TODOS!!!!!) nesta atividade. Apresentou-se o livro, explicou-se em que vai consistir tudo o que vamos fazer daqui para a frente e combinou-se ler até ao dia 24 de outubro e, a partir daí, começarmos a colocar comentários neste blogue até ao dia 7 de novembro.

Prof. Rui Barros disse...

Já terminei a leitura do livro. Trata-se de uma história muito interessante e aborda um tema sempre atual. Deixo uma pequena "provocação": será que a cor da nossa pele é mesmo importante?

Professor Bibliotecário disse...

Gostei imenso de ler o livro também... Concordo inteiramente com a opinião do Prof. Rui. Quem é que vai começar esta conversa online? A pergunta do professor é muito importante para ser debatida entre nós. Vá, vamos, FORÇA! Vamos começar a falar uns com os outros!

Ana Margarida disse...

Eu penso que a cor da nossa pele não é importante porque devemos respeitar-nos uns aos outros. Foi o que aprendi com a leitura deste livro.

Fabiana Dias disse...

A cor da pele não, interessa o que importa é a amizade,se eu tivesse um amigo de cor diferente não , nos íamos deixar de nos respeitar um ao outro.

Professor Bibliotecário disse...

Completamente de acordo, Ana Margarida e Fabiana. O livro é muito engraçado porque nos leva a concluir tudo isso. O racismo é uma das "doenças" da sociedade mais feias e perturbadoras. Todos somos iguais por baixo da pele que nos cobre. A diferença está no aspeto exterior. Como pessoas, todas somos capazes do mesmo.
Há um livro que está a ser lido por um outro grupo de colegas vossos de um ano mais adiantado que pertence à coleção "Detetive Maravilhas" e que tem como título "Descobre as diferenças", que trata deste mesmo assunto: o racismo. Passa-se numa escola a cena inicial: uns alunos que não querem que um colega de raça negra jogue futebol com eles, ainda por cima quando ele é um bom jogador.
Temos de praticar, ao longo da nossa vida, determinados comportamentos que fujam do racismo, da intolerância, da injustiça... Os livros, tal como estes e outros, são, na minha opinião, juntamente com muitas outras fontes de educação, ótimos educadores porque, com as suas histórias, ensinam-nos a ser melhores pessoas. Não acham?

Ana Margarida disse...

Eu concordo com a opinião do senhor professor. Os livros ajudam-nos a compreender a vida, os sentimentos e as relações entre as pessoas que têm opiniões diferentes.

Ana Margarida disse...

Gostei muito do livro que li. Aprendi que a cor da pele dos meus amigos não tem importância. Temos de nos compreender uns aos outros.

Rui Pedro disse...

Gostei do livro, falava da cor da nossa pele, Na amizade, não importa a cor, o que interessa é o respeito pelos outros. Todos diferentes, todos iguais.

Professor Bibliotecário disse...

Sem dúvida, Ana Margarida e Rui Pedro.
Vocês já foram testemunhas, na vossa vida, na terra onde vocês moram ou na escola, de alguma situação em que houve racismo?
Sem ser racismo, também há outras formas de algumas pessoas acharem que são superiores ou melhores do que as outras só porque sim. Têm conhecimento de alguma coisa que aconteceu e que vocês acham que é condenável? Se quiserem falar disso, peço-vos para não revelarem nomes. O que interessa aqui é falarmos destes temas que têm a ver com comportamentos que algumas pessoas têm e que, ao falarmos deles, estamos a condená-los.

Fabiana Dias disse...

Eu munto da pág.23 .Quando eles falaram da melanina.Açor da pele depende da melanina.Se tiver munta melanina pele é mais escura se não for tem menos melanina.

Professor Bibliotecário disse...

Fabiana, é que tudo se resume a isso: uma questão de mais ou menos melanina. É única e simplesmente uma questão física... Tal como a loiros ou morenos, também há pessoas com pele mais ou menos escura...
Tudo o resto que os racistas pensam é da mais elementar estupidez!
A cor da pele não dá mais nem menos inteligência ou superioridade. Isso da inteligência tem a ver com muitos outros fatores...
Concordas comigo?

Fabiana Dias disse...

Sim porque a cor da pele não entereça

Profesor Rui disse...

Quero partilhar que um dos melhores colegas de liceu que tive era angolano. Não foi pelo facto de ele ter uma pele mais escura do que a minha que deixamos de ser amigos.

Enviar um comentário