27/09/2014

6ºB E.B 2, 3 - A viúva e o papagaio - Prof. Dolores Gonçalves

15 comentários:

Professor Bibliotecário disse...

Os alunos do 5º C estiveram reunidos na BE da EB 2 para saber como funciona esta atividade. Têm 15 dias para ler o livro "A viúva e o papagaio", isto é até ao próximo dia 3 de novembro. Depois desta data e até ao dia 17 deste mês, vamos comentar entre nós o que lemos.

Professor Bibliotecário disse...

Olá, meninos e meninas do 5º C! Os 15 dias para lerem o livro acabaram ontem, dia 31 de outubro. Aqui estou eu já à espera dos vossos comentários....
Em primeiro lugar, gostaram da história do livro? É muito gira, não é?

Francisco Rodrigues disse...

Professor Bibliotecário gostei muito do livro,«A Viúva e o Papagaio .

Carolina Varela disse...

































































































Eu gostei muito da história, é muito gira! E você professor, gostou da história?


Professor Bibliotecário disse...

Muito bem , Francisco e Carolina. Ainda bem que gostaram deste livro. Também gostei muito de o ler, Carolina!
Mas, vamos falar mais. Não basta dizer que gostámos, temos de falar do que nos fascinou. Por exemplo, foi fascinante o papagaio James conseguir que a Sra. Cage levasse a riqueza que ela pensava que já não ia conseguir ter. Quem é que lhe mostrou onde estava? Foi o papagaio em agradecimento pelo facto de a Sra. Cage ter sido tão bondosa para ele. Aqui se prova que é verdade o que muitas vezes se diz: amor com amor se paga.Portanto, todos nós devemos aprender com este livro que a bondade tem, mais cedo ou mais tarde, a sua recompensa. Ora, digam lá, não acham que tenho razão?

Carlos Filipe disse...

Concordo consigo, Professor Cruchinho. A Sra. Gage também demonstrou ser bondosa e não vendeu o papagaio James por meia coroa, porque reconheceu que ele tinha provocado o incêndio para a ajudar a iluminar o caminho, enquanto atravessava o rio, e a descobrir a riqueza escondida na cozinha.

Helena Rigueiro disse...

Olá meninos e meninas, ainda bem que gostaram da história. Sabem, eu sempre tive um fascínio muito grande por papagaios, encanta-me um pássaro que fala. Se este papagaio não falasse, provavelmente a história teria sido diferente, não acham?

Professor Bibliotecário disse...

Completamente de acordo contigo, Carlos. Realmente, a Sra. Gage demonstrou ser muito bondosa. Só assim é que ela teve a tranquilidade de aceitar a má notícia que lhe deram no banco quando a informaram que, afinal, não havia dinheiro nenhum, só assim e pelo gesto que teve com o papagaio viu que a sua vida deu uma volta positiva quando o papagaio, vendo a pessoa que ela era, lhe mostrou onde estavam escondidas as 3.000 libras.
Há uma pergunta que vos quero fazer: qual é a vossa opinião (e nada há no livro que dê uma pista para esta resposta)? Seria o irmão falecido, o Joseph, uma pessoa assim tão má? É que ele afeiçoou-se ao papagaio...

Carlos Filipe, n.º 4 disse...

Eu acho que o irmão Joseph talvez fosse poupado por ter tido uma vida difícil e guardava o dinheiro para gastar quando tivesse necessidade. No fundo, ele devia ser boa pessoa e afeiçoou-se ao papagaio. Podia ter vivido uma má experiência
com alguém, por isso tornou-se solitário e dedicou-se a um animal em vez de conviver com humanos.

Carlos Filipe, n.º 4 disse...

Professora, eu penso que o desenvolvimento da história não se deve ao facto do papagaio falar, mas sim por ele ser especial, porque era esperto e bondoso. Talvez ele fosse assim por ter convivido com o senhor Joseph que se dedicou a ele durante muito tempo.

Carolina Varela disse...

Concordo consigo professora Helena Rigueiro!!

Professor Bibliotecário disse...

Muito bem, Carlos, sou levado a concordar contigo!
Realmente, o livro não nos diz nada disso, se o Sr. Joseph era boa ou má pessoa... Mas o facto de ser amigo do papagaio já diz tudo, não é? Ainda por cima quando os vizinhos deles não se davam com esta ave. Quem se voltou a dar bem com ele foi só a sua irmã, a Sra. Gage. Quase somos levados a concordar todos que os vizinhos é que deviam ser menos simpáticos. Aliás, isso vai-se vendo ao longo da história. Quem ajuda a Sra. Gage não é ninguém humano: nem os advogados, nem o banco, nem os vizinhos, só o papagaio! Parece que são os animais que têm mais coração, mais noção de justiça...
Concordam comigo?

Constança lourenco disse...

Olhe S. professor ,o papagaio da senhora.Ford só dizia 'nao está ninguém em casa?

Constança lourenco disse...

Eu também gostei muito da história senhores professor.

Constança lourenco disse...

Eu Concordo com você.

Enviar um comentário