01/01/2015

4ºA CEN - História do macaco trocista e do elefante que não era para graças

Mais quatro alunos da turma A do 4º Ano do CEN vão ler esta obra de Aquilino Ribeiro, até ao dia 2 de fevereiro em que vão começar a comentar a sua leitura.
Os alunos agora envolvidos são o Gonçalo, a Inês Fernandes, a Lara e a Leonor.

26 comentários:

Inês Marinho disse...

Ola,gostei muito do livro mas a parte que eu gostei mais foi a do fim.
espero que os meus colegas comentem.

Gonçalo Martins nº11 disse...

Olá , eu adorei este livro , embora não conheça algumas palavras , mas o livro é giro e divertido.

Professor Bibliotecário disse...

Sim senhor, meus meninos... Realmente, o livro é muito engraçado. Claro, Gonçalo, concordo contigo quando dizes que há palavras do texto que não conheces. É assim a escrita de Aquilino Ribeiro, o seu autor. Mas, penso que, lendo o texto de forma seguida se compreende o seu sentido e que, aqui sim, toda a história se torna em algo muito engraçado e pitoresco.
Ora, vamos lá a saber: quem é que quer falar de uma parte do livro?
Vamos começar a comentar todos a história... Aparecem muitos animais para procurarem as moedas que estavam escondidas, não é? Qual é o animal que acham mais engraçado e porquê?

Inês Marinho nº13 disse...

Eu acho que o animal mais engrado e divertido é o elefante porque faz o macaco trocista voar até a macieira e depois na melancieira.
Espero que os meus colegas comentem como eu.

Lara Costa nº 15 disse...

Olá professor,para mim o animal mais engraçado e divertido é o macaco,porque faz muitas palhaçadas, ele é engraçadíssimo . A parte que eu gostei mais foi quando o elefante atira o macaco pelos ares.

Gonçalo Martins nº 11 disse...

Olá,eu acho que você se enganou porque na história não há moedas nem muitos animais.Mas o meu animal favorito é o macaco,porque é o mais engraçado da história.

Lara Costa nº 15 disse...

Olá novamente, professor ,como o Gonçalo disse, há algumas palavras que não conheçemos, mas eu continuo a gostar e a apreciar a história.
A história é bem divertida ,não acha?

Inês Marinho nº13 disse...

A parte que eu gostei foi quando eles ficaram uns em cima dos outros mas não me recordo porquê .

Inês Marinho nº13 disse...

Algumas palavras eu não conhecia nem a minha mãe por isso tivemos que ir ver ao dicionário.

Gonçalo Martins nº11 disse...

Olá,a minha parte preferida é quando o macaco voa , depois aterra num lugar engraçado.

Lara Costa nº 15 disse...

A minha parte preferida da história foi o fim,porque foi muito engraçado e divertido . A escrita de Aquilino Ribeiro é complicada para as crianças , e nota-se nos seus lindos livros , mas não deixa de ser divertido ler os seus contos.

Lara Costa nº 15 disse...

Olá , professor neste comentário vou dizer que eu gostava de escrever livros como o Aquilino Ribeiro , ele escreve muito bem .

Leonor marques nº 16 disse...

Olá,eu gostei muito deste livro porque é muito engraçado.
Mas a parte que eu gostei mais foi da ultima parte, e o meu animal perferido foi o macaco e o elefante.

Professor Bibliotecário disse...

Olá a todos, de novo. Então gostaram da história e dos seus animais, apesar de todos terem tido alguma dificuldade em perceber algumas palavras e expressões do autor. Mas, gostaram, não foi? Este é o estilo de escrita do Aquilino Ribeiro. Poucos como ele souberam tão bem descrever o ambiente rural em Portugal...
Gonçalo, tens toda a razão. Estava a confundir a história. O que eu descrevi corresponde a uma outra história do autor que está a ser lida por colegas teus de um 4º ano do Centro Sul - História do Joli cão francês que boa caçada fez. Também há na BE do Centro Norte. Convido-vos a lê-lo!
Sabem de uma passagem que eu gostei? Aquela em que o macaco levou o elefante a um casebre em que havia mel e o elefante teve de meter a tromba da grade e , em vez de ir dar a um pote de mel, meteu a tromba num enxame de abelhas. Lembram-se?

Inês Marinho disse...

Sim, eu lembro-me foi super cool e ficou com a tromba toda pica porque pensava que era mel. :D

leonor marques disse...

Sim , gostei do livro foi muito engraçado.

Lara Costa nº 15 disse...

Sim , eu lembro-me foi super divertido e engraçado .










Gonçalo Martins disse...

Olá,eu lembro-me muito dessa parte da tromba toda picada,porque essa também foi das partes que eu gostei imenso.

Lara Costa nº 15 disse...

Olá , professor estou mesmo a gostar de falar consigo e com os meus amigos sobre esta história magnifica e espantosa . Como é que o professor descreve esta história boa ou má ?

Inês Marinho nº 13 disse...

Olá , professor bibliotecário , no fim de semana não pude comentar , porque não tenho net em casa , mas esta semana vou comentar muito . Agora vou falar da parte em que o elefante ficou com a tromba enxada durante algum tempo , foi muito divertido .

Professor Bibliotecário disse...

Olá, meninos!
Fico satisfeito por todos gostarem deste livro.
Respondendo-te diretamente, Lara, digo-te que acho muito boa esta história.
E agora fico à espera que comentem esta ideia: quem é que acham melhor personagem desta história? O macaco ou o elefante?
Eu só digo uma coisa: que paciência a do elefante!!!!!

Lara Costa nº 15 disse...

Sim professor , a paciência do elefante é gigante . Para mim a melhor personagem , é o elefante . O professor não acha ? Qual será a personagem preferida dos meus colegas !

Inês Marinho nº13 disse...

Eu acho que o elefante teve muita paciência , para aturar o macaco .
A personagem que eu mais gostei foi o o macaco porque estava sempre a aborrecer o grande elefante .

Professor Bibliotecário disse...

Mas, mesmo assim, vejam que a bondade do elefante é infinita. Não se esqueçam que, no final do livro, quando o macaco se pôs a fumar e pegou fogo à barraca, foi o elefante que, ajudado pela girafa, salvou o macaco da morte certa. Mesmo assim o macaco continuou a gozar com o elefante o que o fez perder a paciência. Também, pudera!... Coitado!...
Mas, eu acho que temos muito para aprender com este episódio: não devemos ser maus como quem nos faz mal. A bondade deve ser sempre a nossa opção e não devemos mudar só porque os outros a não usam connosco. Concordam?

Lara Costa nº 15 disse...

Sim , claro professor eu concordo completamente a bondade deve ser usada por toda a gente .

Lara Costa nº 15 disse...

Olá , como disse no comentário anterior toda a gente deve usar a bondade mas há algumas pessoas que não a usam , são antipáticas e tratam mal as pessoas . O episódio de que o professor falou foi ótimo notou-se a a bondade do elefante é enorme e muito boa . Não concordam ?

Enviar um comentário