18/02/2014

3ºA - CES - O rapaz de pedra - Prof. Olga Gomes

Estivemos reunidos hoje para começarmos a comentar este livro que foi lido pelo Leandro, pelo João, pelo Tiago, a Inês e a Débora. A professora Olga também leu o livro e o professor bibliotecário também o fez.
Gostaste do livro que acabaste de ler? Porquê?

9 comentários:

João disse...

Sim, eu gostei.porque tem historias muito engraçadas.

Inês disse...

Eu gostei muito de ler o livro, gostei especialmente da história "O caldo de pedra".

Professor Bibliotecário disse...

Esta história do "Caldo de Pedra" é das mais conhecidas dos contos tradicionais portugueses. Realmente é muito engraçada!...
Mas, o que é que me dizem das outras?
Por exemplo, gostei muito do "Rapaz de pedra". Mostrou muito o que é a lealdade e a dedicação de alguém à sua palavra mesmo correndo riscos de vida como foi o que aconteceu ao pajem que, para proteger o rei contra as quatro bruxas que amaldiçoaram o rei e o seu novo amor, preferiu contar o que se estava a passar, apesar de saber que a cada palavra que saísse da sua boca, se ia transformar em pedra.
Que é que achas? Concordas comigo?
E das outras histórias? ... O que é que tens para dizer?

João disse...

Gostei muito da história "Pedrinho sem história". Este conto original mostra-me que escrever histórias dá muito trabalho mas é muito divertido. Quando escrevemos a nossa criatividade é posta à prova,e às vezes ficamos surpreendidos com aquilo que escrevemos.
todo o livro é muito interessante.

Leandro disse...

Eu gostei da história do " Um pinto lampeiro". O pinto foi muito corajoso e o rei não lhe deu o seu valor.

Tiago disse...

Gostei do final da história do "Rapaz de pedra", porque o rapaz de pedra tranforma-se num rapaz real.

Tiago disse...

Eu estou a gostar muito do livro porque é muito engraçado. Especialmente o "Ai ,pão, pão ,O rato dentro da pipa, Um pinto lampeiro e A quinta da quarteira. Estas histórias ensinaram - me muito.

Professor Bibliotecário disse...

Achei graça à história "Pedrinho sem história", a partir da página 31. Provavelmente, é o que acontece a cada um de vocês quando vos pedem para escrever uma história - a vossa cabeça fica vazia como a do Pedro que andou ali às voltas e às voltas a pensar no que é que havia de escrever. A vocês acontece o mesmo? Ora, digam lá?...

Débora disse...

Eu gostei mais da história "O rato dentro da pipa", porque o rato tinha caído dentro da pipa e ele começou a beber goladas de vinho, ficando um pouco alegre. No entanto teve inteligência para não cumprir o contrato feito com o gato e assim não foi comido.

Enviar um comentário