18/02/2014

3ºB CES - O bosque encantado - Prof. Rui Barros

Cinco alunos da turma B do 3º Ano do CES leram o livro "O bosque encantado". Não sei se gostaram ou não. Eu também li. O professor Rui também. Quem quer começar a comentar?

14 comentários:

Lara disse...

Eu fiquei com alguma curiosidade quando comecei a ler e gostei muito.

Tomás disse...

Este livro tem várias histórias. O excerto de que mais gostei foi quando o Felpudo pensava que tinha chocado um ovo, mas era uma pedra...

Rodrigo disse...

Também gostei de ler este livro. Não gostei da última parte, quando a mamã Bigodes apanhou um susto.

Rita disse...

A parte que eu mais gostei foi a casa abandonada porque a família dos ratos mudou de casa e a sua vida melhorou.

Jéssica disse...

Gostei muito de ler o livro. Penso que o Felpudo é das personagens mais importantes porque descobriu muitas coisas.

Professor Bibliotecário disse...

Uma das histórias mais engraçadas que há neste livro é "O Felpudo e a sua cauda maravilhosa". Nela, o Felpudo quer ver a sua cauda reflectida nalgum lado porque a acha maravilhosa e não a consegue ver bem porque ela está na parte de trás do seu corpo. Aproxima-se do Lago Prateado para ver o reflexo na água e surge a confusão com o raposinho Rabino que tem uma cauda igualmente deslumbrante. Quem aparece para dar a sua opinião é o sapo Trovador.
Que é que achaste desta história? Será que o Felpudo não se mostrou demasiado vaidoso? Que é que achas?

Lara disse...

Eu achei que o Felpudo se mostrou muito vaidoso porque achava a sua cauda a mais bonita de todas.

Professor Bibliotecário disse...

A primeira história deste livro que se chama "O Felpudo tem uma ideia" é, como se lembram aquela em que o Felpudo quer chocar um ovo. Acaba por tentar chocar uma pedra redondinha e lisinha que lhe parecia mesmo um ovo.
Esta história pode dar para falar sobre muita coisa. Aquilo que a mim me ocorre é dizer-vos o seguinte: se acontecesse isto na vida real, isto é haver, por exemplo, um colega vosso de escola a fazer esta confusão parecida com esta, julgo que, logo a seguir, seria gozado até à extrema humilhação, não é? Agora, vejam o que aconteceu na história: ninguém fez troça, todos se divertiram e, finalmente, o Felpudo aprendeu alguma coisa... Que dizem disto?

Tomás disse...

Olá,
eu acho que não se deve fazer pouco dos outros mas sim ajudá-los e explicar-lhes as coisas.

Professor Bibliotecário disse...

Concordo contigo!

Rodrigo disse...

Eu também concordo com o senhor professor Cruchinho. As histórias dos livros ensinam-nos muitas coisas para a nossa vida.

Tomás disse...

Na história ´´A casa assombrada´´ o rato Renato, enquanto jogavam às escondidas, surgiu um fantasma no jardim.Ele teve medo...mas o fantasma era amigável.Também eu já tive medo deles, mas, agora, sei que não existem.

Professor Bibliotecário disse...

Pois é, Tomás. Este fantasma surge no livro nesta história e depois continua nas restantes. Torna-se um membro da família sem que ninguém mais tenha medo dele. São seres que, normalmente, surgem nas histórias para causar medo, tal como o lobo, os monstros, as bruxas, etc. O que é engraçado e que nos sossega os medos e, por isso, nos ensina, na nossa vida, a ter coragem, é lermos destas histórias em que os nossos medos se transformam em personagens simpáticas.
Os fantasmas não existem, dizes tu. Pode ser que não... Mas olha que existem nas histórias, isto é na ficção e é sempre bom que eles lá fiquem porque a nossa vida sem estes seres fantásticos torna-se mais cinzenta, não achas?

Lara disse...

Eu acho porque as histórias sem os fantasmas naõ eram divertidas.Gostei da história a festa surpresa.Nesse coto o Felpudo não tem nada para oferecer ao Sr. Lontra começa a passear e encontra a Coelhinha Clarisse e fica feliz por saber que não é o único que não tem presente passado uns instantes aparece o Raposinho Rabino e diz que o Sapo Trovador tinha composto uma música e decidem juntar-se ao grupo.

Enviar um comentário